Sem Título
s/d
55cm x 51cm
Chico da Silva

Francisco Domingos da Silva (Alto Tejo/AC, 1922 - Fortaleza/CE, 1985)

Iniciou na pintura, em 1937, utilizando como suporte os muros calados das casas de pescadores na antiga Praia Formosa (CE). No início da década de 1940, em Fortaleza (CE), entrou em contato com o suíço-francês Jean-Pierre Chabloz, que o introduziu aos conhecimentos do guache. Apoiado pelo mecenato de Chabloz, participou do I Salão de Abril (CE), em 1945; na Galeria Pour I'Art (Lausanne – Suíça), em 1950; e no Museu Etnográfico de Neuchâtel (Suíça), em 1956. A arte de Chico da Silva foi destaque na prestigiosa revista francesa Cahiers d'Art, sob o título "Índio Brasileiro Reinventa a Pintura". Na década de 1960, produziu quarenta guaches para o acervo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). Chico da Silva consagrou-se como um dos maiores pintores primitivos brasileiros. Em 1966, conquista Menção Honrosa na XXXIII Bienal Internacional de Veneza.

Todos os Direitos Reservados © Minimuseu Firmeza | Arte & Desenvolvimento: Karthaz Cultura