Sem Título
s/d
40cm x 40cm
Francisco Barbosa Leite

Francisco Barbosa Leite (Uruoca/CE, 1920 – Duque de Caxias/RJ, 1996)

Gravador, pintor, professor e ensaísta. Participou dos Salões Cearenses de Pintura, organizados pelo Centro Cultural de Belas Artes (CCBA), sendo premiado diversas vezes. Estudou gravura com Henrique Oswald e Oswaldo Goeldi. Foi um dos fundadores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), em Fortaleza (CE). Em 1949, publicou “Esquema da Pintura no Ceará”. Em 1952, foi residir em Duque de Caxias (RJ), onde se tornou professor na Escola Normal Santo Antônio e coordenador da Escolinha de Arte da Fundação Álvaro Alberto. Em 1952, ajudou a organizar a mais importante exposição de artes plásticas até então realizada na cidade, que contou com a participação de trabalhos de artistas como Antônio Bandeira, Goeldi, Bruno Giordi, Inimá, Ana Letícia e Iberê Camargo. No ano de 1967 colaborou com Laís Costa Velho na criação do Teatro Municipal Armando Melo, o primeiro teatro da cidade de Duque de Caxias (RJ).

Todos os Direitos Reservados © Minimuseu Firmeza | Arte & Desenvolvimento: Karthaz Cultura