Sem Título
Guache
38cm x 53cm
Rubens de Azevedo

Rubens de Azevedo (nasceu em Fortaleza/CE, 1921)

O professor Rubens de Azevedo é um dos grandes personagens da história científica cearense. Poeta, pintor, desenhista, historiador, geógrafo, escritor e astrônomo, destacou-se em vários ramos profissionais. Porém, a ciência sempre foi sua grande paixão, sobretudo a Astronomia, a qual dedicou-se muito em seus estudos. Filho do pintor e poeta Otacílio de Azevedo, ainda na infância e adolescência descobriu fascinação pelas estrelas e astronomia. Em 1947, fundou, na casa do seu pai, em Fortaleza (CE), a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), a primeira associação do gênero criada no Brasil. No teto de sua casa construiu o Observatório Popular Flammarion, onde realizou notáveis desenhos do cometa 1948 L. Em 1949, conheceu aquela que seria sua esposa e fiel companheira, Jandira Carvalho de Azevedo, escritora, jornalista e poetisa. A “parceria” Rubens e Jandira foi decisiva nas obras de ambos. Residiram em São Paulo (SP), Natal (RN), João Pessoa (PB) e voltaram à Fortaleza (CE). Não tiveram filhos. Na capital paulista, fundou a Sociedade Brasileira de Selenografia e participava do círculo estreito de amadores que frequentava o Observatório do Capricórnio, fundado por Jean Nicolini (1922-1991), em 1948. Foi uma época extremamente fértil para Rubens. É desta época os livros “Selene, a Lua ao Alcance de Todos” (1959) e “Lua, Degrau para o Infinito” (1962).

Todos os Direitos Reservados © Minimuseu Firmeza | Arte & Desenvolvimento: Karthaz Cultura