O Minimuseu Firmeza abriga em seu acervo uma coleção de 11 obras do artista plástico, que representa o perfil e simbolicamente traça a trajetória artística de Aldemir Martins em suas várias fases: os gatos, os galos, os peixes, o futebol, a cultura brasileira representada em suas diversas técnicas e estilos bem característicos de seu processo criativo, como as gravuras, os desenhos e as pinturas abstratas. Estes trabalhos ressaltam as características nacionalistas de sua obra, com as cores fortes e elementos culturais, e/ou naturais, que representam o povo brasileiro.
Além da coleção de obras, o acervo referente a Aldemir Martins possui vídeos, fotografias, catálogos, cartazes e convites de exposições, e ainda cartas e cartões carinhosamente produzidos por Aldemir Martins para Estrigas e Nice, o que demonstra o afeto de Aldemir para com o casal, assim como a reciprocidade deste sentimento, tanto no âmbito pessoal como por sua vida e obra.
Amigo pessoal dos artistas Nice e Estrigas, Aldemir doou ao casal alguns de seus trabalhos. Grande parte desse acervo foi doado por Estrigas ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC-UFC), para que fosse fosse feito um espaço para Aldemir Martins no Museu. Contudo, Estrigas escolheu que ficassem no Minimuseu algumas destas obras, como uma espécie de resumo da produção artística de Aldemir Martins, garantindo assim a sua disponibilização e acesso à sociedade cearense para a pesquisa, reflexão crítica e estudo da arte, da história da arte e da cultura brasileira.
Todos os Direitos Reservados © Minimuseu Firmeza | Arte & Desenvolvimento: Karthaz Cultura